
Catarina Matos, Mulher, esposa, mãe de um adolescente e de uma pré-adolescente, filha e empresária há quase 10 anos. Aprendeu a não ter nem rotinas, nem horários, mas sempre pronta para grandes desafios. Licenciada na área da educação e Formação, onde permaneceu durante uma década.
Natural da Beira interior, Tondela, decidiu regressar às origens que a viram nascer e crescer depois de 10 anos na capital. Nem sempre foi fácil, pois com dois filhos muito pequenos mudou quase tudo na sua vida. Sair da zona de conforto não é para todos, pois acarreta riscos que nem todos estão dispostos a correr. Convicta de que este seria o caminho certo, criando a oportunidade aos seus filhos de crescerem num ambiente onde a natureza é conselheira de boas decisões. Com a chegada da pandemia esta sua decisão fez ainda mais sentido. Estar em harmonia e equilíbrio, mente sã, corpo são para poder, diariamente, enfrentar os desafios da vida
Catarina Matos, é diretora coordenadora adjunta na DS IINTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO. Integrou o grupo DS há quase 10 anos como consultora financeira numa agência da sua cidade. O seu percurso profissional desenvolvido com responsabilidade, lealdade e profissionalismo levou-a a integrar a marca DS IINTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO como coordenadora regional em 2017.
“A verdade é que o sol nasce todos os dias e mesmo nos dias cinzentos, nós podemos ser o sol na nossa vida . Diariamente somos confrontados com desafios. O segredo está na forma como tu lidas com isso”
Liderar pessoas nem sempre é fácil, contudo o desafio é sermos melhores a cada dia. Orgulha-se do seu percurso do que faz e como faz. Dar o melhor de nós aos outros sem esperar nada em troca apenas com o intuito de que cada um seja responsável e agarre as oportunidades que a vida coloca à nossa frente. Habituada a lidar com grandes desafios desde muito nova, hoje o seu maior trunfo é saber que vai dar sempre a volta por cima., pois dos fracos não reza a história. Detesta hipocrisia e cinismo, é direta, objetiva e leal aos seus princípios e às suas pessoas, quer na sua vida pessoal, quer profissional, talvez por isso seja uma empresária de sucesso. O segredo não é ir atrás da multidão, mas sim ter personalidade e carácter.
O que a move todos os dias é mesmo Fazer acontecer… mas de forma diferente, não gosta de réplicas!!! Nasceu para ser original.
Catarina Matos analisa a conjuntura económica que se vive, conduzida pelos desenvolvimentos da guerra na Ucrânia tem trazido alguma instabilidade nos mercados económicos. Os últimos meses foram marcados por preocupações relativas à inflação e ao aumento das taxas de juro. O Banco Central Europeu aumentou as taxas de juro de referência 11 anos depois de se praticarem taxas negativas. A verdade é que durante muitos anos as taxas estiveram negativas, era muito barato comprar dinheiro e neste momento estamos a verificar um ajuste que vai, inevitavelmente, fazer subir as prestações dos portugueses que contraíram os seus créditos. Não devemos cair em alarmismos desnecessários uma vez que quando se contrai um crédito, o cliente é informado sobre o impacto que uma possível subida das taxas pode ter na prestação do seu crédito. Para quem está neste momento numa fase de ver o seu crédito aprovado, independentemente da sua finalidade, deve pensar que para além da responsabilidade com essa prestação do crédito, há uma parte considerável do seu orçamento familiar que deve estar disponível para, não só viver o dia a dia, mas também para aforrar, pensando no dia de amanhã, para poder fazer face a uma situação inesperada.
“O melhor, nestes casos, será solicitarem aconselhamento junto de um profissional da área da consultoria e intermediação de crédito que melhor do que ninguém poderá analisar a situação económica do cliente, negociar melhores condições e apresentar soluções mais vantajosos para cada caso, levando o cliente a poupar ou a viver mais folgadamente por forma a honrar os seus compromissos e desta forma, não entrar em incumprimento.“
A subida das taxas de juro é um tema da atualidade e que está a preocupar muitas famílias.
Catarina Matos acrescenta ainda que o Intermediário de Crédito é hoje um profissional habilitado que para desenvolver a atividade tem de estar devidamente autorizado e registado pelo Banco de Portugal. Esta é uma atividade regulada, com supervisão, pelo que hoje muitos são os deveres impostos pelo regulador ao Intermediário de Crédito que visa a defesa e proteção do consumidor. Portanto, todos os clientes têm, hoje ao seu dispor, um serviço de excelência assente em valores fundamentais como defesa dos interesses do cliente, gestão de conflitos de interesse, lealdade, respeito, sigilo, cordialidade e acompanhamento em todo o processo, desde o primeiro dia, até ao dia da escritura e/ou assinatura do contrato. Tomar boas decisões está ao alcance de todos.
“Já não há razão para que as famílias tomem más decisões, uma vez que este serviço está isento do pagamento de qualquer honorário, ou seja, qualquer pessoa pode recorrer a ele e sentir-se tranquilo por ter ao seu lado um profissional qualificado e empenhado em ajudar em todo o processo.“
Para se definir enquanto pessoa a palavra certa é: GUERREIRA!