
A regra 50/30/20 é uma das formas de gestão financeira mais eficazes e simples!
Esta fórmula vai ajudá-lo a fazer face às suas necessidades atuais, sem perder o FOCO nos seus objetivos e podendo ainda desfrutar do melhor que a vida tem para lhe oferecer.
50%: Essencial
Este plano de gestão financeira, que recomendamos que utilize, divide-se assim em 3 partes
30%: Sonhos
20%: Poupança
Então e como aplicar na prática esta regra 50/30/20? É simples, como vai poder ver de seguida.
50%: Essencial
Segundo este método 50/30/20, devemos destinar metade do nosso rendimento ao pagamento daquilo de que precisamos realmente, do que é essencial.
E o que conta então como necessidade? Representa assim tudo aquilo sem o qual não conseguimos sobreviver dignamente, como: habitação, alimentação, transportes e serviços básicos (água, luz, gás). Contudo, nem sempre é simples identificar o “essencial”.
Vamos ajudar a tipificar melhor com alguns exemplos:
Amortização de dívidas – Maioritariamente são pagamentos mensais e assim qualificam-se como necessidades – é essencial.
Serviços opcionais – Habitualmente, todos os serviços contratados classificamos como uma necessidade, no entanto depende bastante de cada caso. Por exemplo, se trabalhamos em casa, a internet representa, muito provavelmente, uma necessidade. Por outro lado, se utilizamos a Internet apenas para lazer, deixa de ser essencial.
Devemos, portanto, avaliar tudo o que habitualmente consideramos uma necessidade e assegurar que se adapta as categorias ao nosso estilo de vida.
20%: Poupança
Apesar de surgir em último na fórmula da regra 50/30/20, é o segundo aspeto mais importante deste plano financeiro.
Se tivermos dívidas atualmente elevadas ou sentirmos que não estamos a cumprir as metas de poupança, devemos analisar onde reduzir encargos no essencial ou cortar no orçamento dos sonhos.
Renegociar os créditos atuais pode ser um dos principais pilares no que à Poupança diz respeito.
Aconselhe-se com um Intermediário de Crédito
30%: Sonhos
É aqui que devemos incluir aquilo de que não precisamos para viver, mas que torna a nossa vida ainda mais saborosa. Pequenos luxos, lazer, o que quer que seja.
Na conjuntura atual muitas famílias pensam que vão ter de eliminar esta parte do plano, o que é compreensível. No entanto, é uma prioridade cuidar das outras 2 partes, criar poupança para que depois possamos disfrutar, concretizar os nossos desejos, realizar os nossos sonhos.
Como podemos então começar a aplicar a regra 50/30/20 ?
Começamos por calcular as despesas existentes e classificá-las nas categoria certas: 50%: Essencial, 20%: Poupança, 30%: Sonhos
Consultar os extratos bancários, pode ajudar, dando mais objetividade ao orçamento real.
Muitas famílias detetam que as suas despesas não se enquadram atualmente nestes 50/30/20, e que a sua soma total está acima ou abaixo dos seus rendimentos!
É hora de organizar as suas finanças de forma satisfatória, e se necessário criar um plano para reduzir as despesas.
Prepare o seu futuro com equilíbrio e aconselhe-se com um intermediário de crédito que o pode ajudar a poupar e a ganhar.
Faça um pedido de contacto e esclarecemos todas as suas dúvidas.