
Para quem ambiciona ter o seu lar, o seu espaço, em algum momento acaba por ter esta dúvida. Valerá a pena investir numa casa própria ou o arrendamento é mais vantajoso?
Encontrar a nossa casa de sonho, com a dimensão adequada e no local pretendido, é uma tarefa desafiante. Surge assim a dúvida entre optar pelo arrendamento ou pela aquisição de uma habitação.
A realidade em Portugal demonstra bem a preferência da larga maioria da pessoas, considerando que, 70% mora em habitação própria. Então, como ter a resposta certa para este dilema de arrendar ou comprar casa: pesando os prós e os contras de cada uma das opções. Damos-lhe uma ajuda, apresentando alguns dos pontos essenciais que deve ter em conta, na hora de decidir:
As VANTAGENS de ARRENDAR casa
- O valor inicial a investir é menor, visto que o mais habitual é o pagamento de um ou dois meses de renda adiantados.
- Em cada ano, no momento de declarar o IRS do ano anterior, pode obter benefícios fiscais, através da dedução de algum do valor das rendas pagas. Este montante pode ir até aos 15% dos gastos totais, com um teto máximo de 502 euros (não dispensa a consulta na AT podendo ocorrer alterações)
- Pode ser a solução ideal para quem necessite de alguma mobilidade geográfica. Profissionais deslocalizados, estudantes ou casais em início de vida em comum obtêm vantagens neste tipo de solução mais simplificada.
- O arrendamento de uma casa é uma opção mais flexível a longo prazo, em relação à compra de casa em que se recorre, na maioria das vezes, ao crédito habitação. Se, no futuro, fruto de algum infortúnio, não tiver capacidade financeira de pagar a renda mensal acordada, poderá mudar-se para uma habitação mais económica. O mesmo não acontece com o empréstimo bancário acordado.
- Regra geral, o pagamento de condomínio e de outras despesas da habitação são liquidadas pelo proprietário da habitação.
- A manutenção da habitação, fruto do usufruto diário do espaço, será a cargo do proprietário
As DESVANTAGENS de ARRENDAR casa
- Não está a realizar nenhum investimento financeiro futuro.
- Sentirá sempre que a casa não é sua, na medida em que qualquer alteração que idealize para o imóvel tem que ser sempre discutida com o proprietário.
As VANTAGENS de COMPRAR casa
- Está a investir num património que será seu e dos seus descendentes, pelo que pode ser um bom investimento para rentabilizar poupanças.
- Considerando o grande aumento do valor das rendas nos últimos tempos e o estado atual dos valores da EURIBOR e das taxas de juro, o valor de prestação mensal poderá ser vantajosa, para a mesma tipologia de habitação e sendo que é um imóvel que é seu.
- Bom investimento financeiro a longo prazo.
As DESVANTAGENS de COMPRAR casa
- Considerando que as instituições bancárias apenas realizam crédito habitação de, no máximo, 90% do valor da habitação, necessita de ter algumas poupanças de lado, para adquirir a casa nova. Contudo existem também instituições bancárias que viabilizam o financiamento até 100%, sob produto Leasing Imobiliário Habitação Particulares.
- Para além do valor de aquisição da imóvel terá outras despesas acessórias, tais como o IMT (Imposto Municipal Sobre as Transações Onerosas de Imóveis) e as comissões associadas ao contrato de crédito habitação e cobradas pela instituição a cargo do financiamento (se aplicável)..
- Anualmente, terá que suportar os custos do IMI. Se for um apartamento, acrescem os valores de condomínio.
- Qualquer obra ou avaria será da sua responsabilidade, ainda assim é sempre um investimento num bem que é seu.
Em resumo: Não há uma resposta única. Tudo dependerá dos seus objetivos e estratégias de investimento do seu dinheiro. Uma coisa é certa: se avançar com a compra de casa própria, recorrendo ao crédito habitação, acautelar que opta pelas condições mais ajustadas é essencial.
Não dispense o aconselhamento de um Especialista. Fale connosco e será acompanhado de forma personalizada em todas as fases do processo.