
Após a compra da sua Habitação própria permanente é necessário tratar de vários assuntos relacionados com a “mudança de casa”.
Todo este processo leva a ansiedade e muitos dos passos a dar podem cair no esquecimento. Para ajudar nesta fase tão importante da sua vida, deixamos aqui uma série de passos que deve considerar e não esquecer.
1 – Alterar a morada fiscal no cartão de cidadão (CC):
O prazo para o fazer é de 15 dias, após a aquisição para habitação própria permanente. Consulte aqui como fazer.
2 – Pedido de isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI):
O pedido só pode ser realizado via portal das Finanças num prazo máximo de 60 dias após o título da aquisição, e depois de a morada já estar alterada.
3 – Registar a mudança no documento único automóvel (DUA):
Pode fazê-lo presencialmente num balcão de uma conservatória com o preenchimento do modelo único para registo automóvel no prazo de 60 dias após a alteração de morada no CC.
Pode fazer esta atualização no portal Automóvel online. Aqui, vai necessitar de um leitor de Cartão de Cidadão e dos seus respetivos códigos.
4 – Fornecimento de Água:
Pode fazer presencialmente nos serviços municipalizados de água e saneamento, ou através do email ou outra via prevista pelo município da área de residência.
5 – Fornecimento de Luz e Gás:
Informe-se junto do operador e aconselhamos a simular e comparar preços.
6 – Telecomunicações:
Pode pedir alteração de morada ou fazer novo contrato, contudo aconselhamos a fazer um estudo de mercado e comparar preços.
7 – Atualizar informações do seguro automóvel:
Avise a sua seguradora que vai mudar de morada (Pode implicar custos, por exemplo, no caso de a nova morada se situar numa zona considerada de maior risco para a seguradora).
8 – Banco:
Deve avisar o seu banco ou quaisquer instituições financeiras com as quais mantenha uma relação, deslocando-se às mesmas com um comprovativo de morada
9 – Cuidados de saúde públicos:
Se quiser passar a recorrer à Unidade de Saúde na sua nova área de residência, deve deslocar-se à mesma para efetuar o registo. Vai necessitar de levar consigo Cartão de Cidadão (do qual consta o número de utente de saúde) e um comprovativo de morada.
10 – Dístico de Residente (para zonas aplicáveis):
Ao mudar de casa terá de proceder também à alteração do seu dístico. Contudo, só pode efetuar esta alteração após ter feito o mesmo com a morada do seu Cartão de Cidadão.
11 – Pedir a reexpedição de correspondência postal (se achar necessário):
Para que o seu correio seja redirecionado para a nova morada, deve fazer um pedido de reexpedição nos CTT. Consulte uma loja CTT e informe-se.
12 – Comunicar alteração de morada no emprego:
Ao mudar de casa deve igualmente avisar os departamentos de Recursos Humanos e/ou Financeiro do seu local de trabalho, sobre esta alteração, para que todas as suas informações fiquem atualizadas
13 – Outros:
Toda a correspondência (revistas, publicidade, Deco, entre outras) deve igualmente ser atualizada para manter a sua boa recepção.
As Soluções passam por Nós, a Decisão passa por Si!